Como a Gestão Visual está evoluindo?

visual-management-exp

A Gestão Visual está evoluindo, substituindo instruções escritas por representações visuais, que são mais rapidamente reconhecidas, absorvidas e processadas.

VM-Trolley-storage80% da informação que recebemos chega através de nosso sentido de visão. Tanto é que para compartilhar ou ilustrar nossas idéias, pensamentos e projetos, frequentemente fazemos desenhos.

A Sunna Design, empresa inovadora especializada em iluminação pública solar inteligente, (veja o caso de estudo da Sunna Design), usa telas de gestão visual integrada conectadas a estações de trabalho para difundir o fluxo de informação e dados em tempo real para cadenciar a produção, dando acesso imediato à informação em toda a fábrica inteligente.

As novas tecnologias da informação aliadas ao reconhecimento de objetos também contribuem para a obtenção de avanços no controle em tempo real da manufatura. Um exemplo foi a solução que foi desenvolvida para a CNH Industrial, utilizando HIM (Human Interface Mate) desenvolvido pela Arkite, integrada em estruturas da Trilogiq (consulte o estudo de caso para maiores informações).

Informação pode a qualquer momento ser revista ou atualizada para um máximo de eficiência.

No ambiente de manufatura enxuta (Lean Manufacturing), a gestão visual garante que a informação seja veiculada de forma clara. O sucesso depende de disponibilizar a informação correta no momento e nos locais certos para uma rápida identificação dos pontos de gargalo dentro do fluxo de trabalho. O fornecimento de instruções completas mas simples de seguir são a chave para garantir o atingimento da qualidade e do volume desejados.
Os sistemas de gestão visual também permitem representar visualmente os cronogramas de trabalho, permitindo um monitoramento intuitivo. O trabalho é dividido em tarefas básicas, organizados e repetidos em sequência para evitar variações no processo que aumentam o tempo de ciclo, causam atrasos e queda nos padrões de qualidade.

vm-workstation18072-cProcessos de monitoramento e medição sistemáticos indicam onde ajustes podem ser feitos, naturalmente levando à cultura da melhoria contínua.

São exemplos de seu uso na manufatura:

  • Mapeamento do fluxo de valor (VSM em inglês)
  • Padronização de tarefas
  • 5S
  • FIFO
  • Informação para troca de turno

Uma importante ferramenta em ambientes de manufatura enxuta onde recursos são dedicados à passagem de informação são, embora úteis, uma forma de desperdício já que uma forma mais eficiente e consistente pode ser implementada. Compartilhe informação com a ferramenta certa, utilizando gestão visual e evite as complicadas listas de tarefa nas estações de trabalho.

Utilize gestão visual e faça seu trabalho mais fácil e eficiente. Contate nosso time de projetos para desenvolvermos juntos a solução ideal para você.