Eurofins Biomnis otimiza o fluxo de armazenamento de reagentes

Eurofins Biomnis otimiza o fluxo de armazenamento de reagentes

eurofins-biomnis_logoO laboratório Eurofins Biomnis está otimizando o fluxo de armazenamento usando as soluções modulares da TRILOGIQ.

Entrevista com Yannick Pochon, coordenador de saúde, segurança e meio ambiente (HSE)

A Eurofins Biomnis, líder européia em patologia médica especializada, emprega 1000 pessoas em três plantas principais na França (Paris, Ivry sur Seine e Lyon). Tornou-se parte do grupo Eurofins em 2015 (um grupo de laboratórios de análise criado em Nantes em 1987, especializado em processamento de alimentos, farmácia, meio ambiente e biologia médica).

O Desafio:

A Biomnis precisava melhorar e racionalizar o seu armazenamento a frio, instalando soluções resistentes ao frio, utilizando material em alumínio. Eles escolheram recentemente os equipamentos TRILOGIQ para equipar uma das salas frias e otimizar o armazenamento frio de reagentes.

Melhorando a produtividade e o fluxo de reagentes armazenados em salas frias

 

“Nossa plataforma técnica possui uma sala fria na qual armazenamos reagentes a uma temperatura de 4°C. Nós somos certificados pelo COFRAC e os requisitos de qualidade de armazenamento são muito elevados no setor de análise biológica e médica.

 

O armazenamento composto de prateleiras tradicionais na sala fria não era adaptado e precisava de melhorias. Nós queríamos, especialmente, otimizar o fluxo dos diversos reagentes que estavam armazenados. Precisávamos de uma maneira racional de armazená-los a medida que fossem reabastecidos, dependendo das máquinas com as quais foram utilizados e dependendo da necessidade. Nós não precisávamos encontrar somente um fornecedor de equipamentos de armazenamento modular de acordo com nossas restrições de tamanho e que fosse capaz de suportar baixas temperaturas, também queríamos um fornecedor que aplicasse uma produtividade “lean” e realizasse um diagnóstico de circulação de fluxo para nós”, explicou Yannick Pochon, coordenador de saúde, segurança e meio ambiente (HSE).

A Solução:

Eurofins-Biomnis-trolleyDiagnóstico LEAN, recomendações e instalação

O Diretor de Produção da Biomnis já estava familiarizado com o composto resistente a temperatura utilizado pelos sistemas modulares e soluções de armazenamento da Trilogiq. Yannick Pochon entrou em contato com a equipe da Trilogiq França para discutir o projeto. “A Trilogiq se ofereceu para realizar um estudo Lean para nós, seguido por recomendações e uma cotação que foi aceita” indicou Yannick Pochon.

O estudo LEAN levou vários dias: os especialistas da Trilogiq chegaram no local, avaliaram o projeto, coletaram os dados necessários para o diagnóstico (lista de reagentes, níveis mínimos e máximos de estoque, tipos de armazenamento, nomes das máquinas com as quais os reagentes são utilizados, locais, tamanho dos recipientes). Então eles deram recomendações e uma proposta detalhando como otimizar o fluxo e o tipo de equipamento a ser instalado.

Uma solução LEAN, um equipamento ajustável, ergonômico e resistente ao frio, um projeto Hoshin (*)

Uma vez que o estudo, as recomendações e a cotação foram aceitas, o projeto demorou apenas uma semana; as equipes de instalação da TRILOGIQ Hoshin chegaram com um caminhão cheio de equipamentos e realizaram a montagem no local, assistidos pelo especialista residente da Biomnis.

Os Benefícios

Os funcionários da Biomnis agora se beneficiam de um ambiente de trabalho melhorado. A solução fácil de usar, resistente ao frio e a prova de oxidação é confiável e tem flexibilidade para oferecer soluções personalizadas, ergonômicas e adaptáveis. A otimização do fluxo de trabalho também teve um efeito importante no aumento da produtividade da equipe.

 

“A Trilogiq propôs equipamentos projetados para resistir ao frio e os instalou. Tudo estava resolvido em uma semana. A vantagem das soluções tubulares Trilogiq é que elas são adaptáveis a qualquer tipo de configuração. Elas são uma espécie de Lego que se ajustam aos tamanhos das nossas caixas de reagentes, as prateleiras foram ajustadas de acordo com a altura e a largura do rack que também são fáceis de variar, mesmo quando nossos fornecedores mudarem suas embalagens. Agora podemos ajustar nossos racks para o tamanho correto de cada caixa de reagentes, os racks são encaixados nos quadros que também podem ser adaptados soltando um simples parafuso.” acrescentou Yannick Pochon.

Na opinião de Yannick Pochon:

“Os produtos da Trilogiq são resistentes ao frio e a prova de oxidação, eles atendem nossos padrões e são adaptados às nossas necessidades. Nosso armazenamento está otimizado para o espaço disponível e para as diferentes embalagens. Tem que ser flexível. Nós usamos esta solução lean por mais de um ano. Uma solução com ergonomia, modularidade e adaptabilidade que é altamente apreciada pelos nossos funcionários. Comparado ao nosso equipamento anterior, é uma completa mudança. A avaliação é, portanto, positiva.”

(*) O método Hoshin ou o projeto Hoshin é um sistema de gerenciamento que permite ao negócio concentrar todos os seus esforços e recursos na rápida materialização de um objetivo através da criação de soluções.

Entre em contato para mais informações sobre avaliações e soluções LEAN para ambientes com temperaturas extremas

UMA SOLUÇÃO LEAN, UM EQUIPAMENTO AJUSTÁVEL, ERGONÔMICO E RESISTENTE AO FRIO
Uma solução LEAN, um equipamento ajustável, ergonômico e resistente ao frio