Os métodos de produção estão ficando inteligentes com a introdução dos AGVs

zodiac-productionAGV

Veículos Guiados Autonomamente* estão transformando tanto a manufatura quanto a produção em métodos inteligentes, isso indica que estamos rumo a Quarta Revolução Industrial.

A Indústria 4.0 leva a manufatura enxuta para a próxima geração usando tecnologia inteligente em tempo real para aumentar a produtividade, eliminar erros e reduzir custos. A tecnologia de reconhecimento de objetos pode detectar sensores embutidos no fluxo de trabalho e dos sistemas de armazenamento, como por exemplo guiar tarefas padronizadas corretamente e alertar os trabalhadores quando houver um erro. Veículos Guiados Autonomamente (AGVs) são o futuro do transporte de peças pelo ambiente de trabalho por serem mais seguros de usar e se integrarem bem com os processos modernos que dirigem soluções em muitos setores da indústria, incluindo o Aeronáutico, de Alta Tecnologia, de Engenharia Elétrica e Automotivo.

*Veículo Guiado Autonomamente (AGV) – Um veículo que confia totalmente na automação robótica ou autônoma. Depois da invenção do circuito integrado, a sofisticação da tecnologia de automação tem aumentado. Produtores tem adicionado uma série de funções autônomas em seu mercado de trabalho.

Os inovadores da “Fábrica do Futuro’, Zodiac Aerospace  tem iniciado uma 4ª revolução industrial atualizando os sistemas com processos e fluxos de trabalho automáticos. A introdução das soluções AGV, cada uma com tarefas diferentes, fornece carrinhos e sistemas de depósito e transferência para 4 diferentes tipos de cenário.

A flexibilidade do sistema AGV é fundamental para o layout das unidades de produção, pois o movimento é garantido por fitas fixadas no chão. Isso garante uma versatilidade sem igual em relação a configuração e mudanças de caminho. O sistema AGV da Trilogiq é extremamente flexível dentro da área produção e responde às necessidades do transporte automático sem a presença de um maquinista.

Uma das últimas aplicações instaladas pelo nosso time AGV, resolveu os problemas de manuseio de produtos finalizados para outros dos nossos clientes, desenvolvendo um sistema que responde a uma chamada remota dos operadores de linha. O AGV deixa a área de descarga para chegar até o ambiente de trabalho onde o produto final está pronto para ser embalado e enviado ao cliente. A implementação de um sistema “Pin-Hook” de acoplagem automática, adiciona a capacidade do AGV de transportar pallets com o produto final para os compartimentos de descarga e embalagem, e então para ser disponibilizado para o próximo passo.

O sistema AGV usa um motor duplo, de modo a garantir os movimentos do tráfego de dois caminhos, usando apenas um, isso beneficiou o cliente, já que pode reduzir os custos de instalação e manutenção.

Os métodos de produção estão ficando inteligentes com a introdução dos AGVs, Sistema de Reconhecimento de Objetos, e tecnologia “Pick to light”.

Os sistemas de transporte, maquinário, estoque e produção são capazes de realizar tarefas complexas na fábrica, o que significa que os trabalhadores serão beneficiados com as melhorias na ergonomia e na segurança do ambiente, pois as tarefas mais pesadas, repetitivas e difíceis são guiadas inteiramente por sistemas automatizados.

Revoluções Industriais:

  • A primeira Revolução Industrial – Do século XVIII ao século XIX na Europa e na América quando o foco eram as máquinas de vapor.
  • A segunda – 1870 e 1914. Principais avanços tecnológicos, incluindo a invenção do telefone, da lâmpada, e da fotografia, isso foi possível graças a eletricidade, a combustão e outras novas fontes de energia.
  • A terceira – Década de 1970 e 1980. Avanços da tecnologia eletrônica analógica e dos dispositivos mecânicos até a era digital.
  • A quarta Revolução Industrial: Industria 4.0. Novas tecnologias são incorporadas na sociedade, e até mesmo no corpo humano, fundindo os mundos físico, biológico e digital. A tecnologia emergente avançou em diversos campos, incluindo a robótica, inteligência artificial, nanotecnologia, computação quântica, biotecnologia, impressão 3D e veículos autônomos.

Com o aparecimento da 4ª Revolução Industrial, é hora de evoluir ou ficar para trás…

Veja o vídeo do AGV:

Contate-nos para mais informações sobre as soluções integradas AGV para o seu projeto ‘Fábrica do futuro.’